top of page
DSC09175.jpg

Carol Bispo é fundadora, pesquisadora e sonhadora — mas também é quem demite, reconstrói e não desiste.

​

Com o lema de trabalho e fé, sua trajetória começa no subúrbio do Rio de Janeiro e atravessa fronteiras, fazendo morada em Cruzeiro do Sul, no Acre, e ganhando as ruas e o subway de Manhattan em Nova York.

​

Desde 2016, atua com mulheres encarceradas e egressas, fundando uma das primeiras organizações negras voltadas ao desencarceramento feminino no Brasil – a Elas Existem.

​

Criou o conceito de etnografia do acúmulo, onde a escuta, a escrita e a memória se tornam ferramentas de cura e denúncia. Carol acredita no jazz etnográfico como método de resistência: um improviso com raiz, onde a dor vira som, palavra, futuro.

​

Com presença em mais de 18 presídios, já levou a voz das mulheres à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, à ONU, à Human Rights Watch e a iniciativas no Brasil, Colômbia, México, Canadá e Reino Unido.

​

É uma liderança afetiva que aposta na redução de danos como estratégia política e no poder do coletivo para ressignificar histórias.

​

Hoje, se preparando para o Doutorado em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense e com sua atuação em consultorias, formações e projetos internacionais, ajuda outras mulheres a não só sobreviverem, mas a reinventarem suas potências — vivendo com dignidade dentro e fora das grades.

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Contato

Se você quer caminhar com quem entende de transformação na pele, com afeto, coragem e estratégia... vem comigo.

📧 mendescaroline@hotmail.com
📱 +55 21 99595-8547

bottom of page